IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Airbus vê aviões CSeries conquistando importante fatia de mercado global, diz presidente-executivo

20/10/2017 16h38

MONTREAL (Reuters) - A Airbus espera vender "milhares" de aviões CSeries, da Bombardier, capturando metade do mercado global para aviões menores, de corredor único, disse o presidente-executivo da empresa, Tom Enders, nesta sexta-feira.

Falando em um evento corporativo em Montreal, ele também disse que o modelo leve e composto de carbono, que pode transportar entre 110 e 130 pessoas, criará novos empregos no Canadá e nos Estados Unidos.

O maior grupo aeroespacial da Europa firmou acordo para ter uma participação majoritária no programa CSeries por 1 dólar, o que deverá reduzir os custos ao mesmo tempo em que reforça as vendas do avião e dá à Bombardier uma possível saída para a prejudicial disputa comercial com a Boeing e reguladores norte-americanos.

"Não vejo nenhum motivo para que não possamos capturar 50 por cento desse mercado", disse Enders. "Eu acho que vamos vender milhares".

O jato leve fabricado com composto de carbono, que custou 6 bilhões de dólares para ser desenvolvido, ganhou prêmios de desempenho, mas não conseguiu fechar uma venda em 18 meses.

Na última quinta-feira, o chefe de uma grande empresa de arrendamento de aeronaves nos Estados Unidos disse que o acordo aumenta a confiança no programa CSeries, mas é improvável que leve a uma enxurrada de vendas imediatas.

O executivo disse que os potenciais clientes provavelmente permanecerão cautelosos até que a disputa comercial esteja mais próxima de ser resolvida e o empreendimento com a Airbus concluído, no final de 2018.

(Por Allison Lampert)