IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Russa Rosneft concorda em adquirir controle de oleoduto no Curdistão iraquiano

20/10/2017 11h47

Por Dmitry Zhdannikov e Vladimir Soldatkin

LONDRES/MOSCOU (Reuters) - A maior companhia de petróleo da Rússia, Rosneft, concordou em adquirir o controle do principal oleoduto do Curdistão iraquiano, impulsionando seus investimento na região autônoma para 3,5 bilhões de dólares, apesar da ação militar de Bagdá após o voto curdo por independência.

A movimentação aparenta ser parte de uma estratégia do presidente Vladimir Putin de aumentar a influência política e econômica de Moscou no Oriente Médio, a qual se enfraqueceu depois do colapso da União Soviética.

O investimento da Rosneft ocorre em meio a uma crise nas relações do Curdistão com o governo central de Bagdá desde que a região realizou um referendo de independência no mês passado, o qual desagradou aos vizinhos Irã e Turquia.

A Rosneft disse que poderia deter 60 por cento do oleoduto, com o operador atual KAR Group respondendo pelos 40 por cento restantes.

Fontes com conhecimento do assunto disseram que o investimento da Rosneft no projeto pode alcançar 1,8 bilhão de dólares.

(Por Dmitry Zhdannikov e Vladimir Soldatkin)