IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vitol está perto de comprar negócios na área de petróleo do Grupo Noble, dizem fontes

20/10/2017 15h21

CINGAPURA, LONDRES (Reuters) - O Grupo Vitol, maior trading de petróleo do mundo, está perto de um acordo para comprar o negócio global de derivado líquidos de petróleo do Grupo Noble, que analistas avaliaram em cerca de 1 bilhão de dólares, disseram três fontes familiarizadas com o tema nesta sexta-feira.

Já tendo ocupado o posto de maior operadora de commodities da Ásia, o Noble está cortando empregos e vendendo ativos, diminuindo drasticamente de tamanho para reduzir a dívida após dois anos de crise.

A companhia listada em Singapura está focando em seu negócio principal na Ásia, de operação de carvão. Em julho, a empresa concordou em vender seu negócio de gás e energia na América do Norte para a Mercuria.

Sediada em Hong Kong, a Noble sinalizou mais cedo neste mês que espera vender seu negócio de líquidos de petróleo até o fim de dezembro.

Mas uma das fontes disse que um anúncio do acordo da Vitol com a Noble poderia acontecer já na segunda-feira.

O Grupo Noble entrou em crise em fevereiro de 2015, quando a Iceberg Research acusou-a de supervalorizar seus ativos em bilhões de dólares-- alegações que a Noble nega. Esse cenário foi ainda mais prejudicado por conta de uma queda nas commodities na época.

A Vitol e uma porta-voz externa da companhia não quiseram comentar.

(Por Anshuman Daga em Cingapura e Dmitry Zhdannikov em Londres)