IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção global de aço cai a menor nível desde fevereiro com guerra da China contra poluição

23/10/2017 14h32

LONDRES (Reuters) - A produção global de aço bruto em setembro caiu ao menor nível desde fevereiro, pressionada pelo fechamento de capacidade produtiva na China, que tem promovido campanha contra poluição, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação mundial do setor, Worldsteel.

A produção global de aço bruto de 66 países que reportam seus números para a entidade somou 141,4 milhões de toneladas em setembro, alta de 5,6 por cento sobre o mesmo período do ano passado, mas queda de 2,3 por cento ante agosto.

O volume de aço bruto produzido pela China, responsável por cerca de metade da produção mundial, foi de 71,8 milhões de toneladas em setembro, alta de 5,3 por cento ante um ano antes, mas queda de 3,7 por cento na comparação mensal.

Cortes de produção de 30 milhões de toneladas ou mais devem ocorrer na China neste inverno, com Pequim intensificando a campanha para reduzir a poluição do ar.

Números oficiais mostram que a China cortou em 110 milhões de toneladas de capacidade legal de aço e 120 milhões de toneladas a capacidade ilegal desde o início do ano passado, mas somente agora os cortes começam a se traduzir em produção menor.

Os preços globais do aço subiram cerca de 50 por cento desde as mínimas em 12 anos atingidas em dezembro de 2015, segundo a consultoria MEPS. A alta foi incentivada por cortes de capacidade na China, aumento de investimentos em infraestrutura e maior protecionismo comercial.

Para o próximo ano, entretanto, a Worldsteel não espera crescimento na demanda por aço pela China uma vez que Pequim deve investir menos em infraestrutura e o país deverá retomar esforços para reequilibrar a economia e proteger o meio ambiente.

A indústria de aço, com valor de 900 bilhões de dólares por ano, é vista como um termômetro da saúde econômica do mundo.

(Por Maytaal Angel)