IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Toshiba prevê prejuízo anual de U$S1 bi depois de impostos sobre venda de unidade de chips

23/10/2017 10h53

TÓQUIO (Reuters) - O conglomerado japonês Toshiba disse nesta segunda-feira que agora espera uma perda líquida de quase 1 bilhão de dólares neste ano comercial após o cálculo dos impostos relacionados à venda de sua unidade de chips.

A Toshiba, que isolou a unidade em abril como um prenúncio de venda, disse que estava sendo tributada com base nos ativos e passivos do negócio transferido no momento da divisão.

As últimas previsões, no entanto, não refletem os ganhos esperados com a venda de 2 trilhões de ienes (17,6 bilhões de dólares), já que o negócio ainda não recebeu aprovação regulamentar.

A empresa disse que, devido ao impacto tributário, espera uma perda de 110 bilhões de ienes (970 milhões de dólares) no ano até março, em vez de seu lucro anteriormente estimado em 230 bilhões de ienes.

O conglomerado deixou sua receita anual e outras previsões de lucro inalteradas.

A Toshiba, desesperada por fundos para cobrir os passivos decorrentes de seu negócio nuclear norte-americano Westinghouse, firmou acordo no mês passado para vender a unidade - a segunda maior produtora mundial de chips de memória flash NAND - para um grupo liderado pelo Bain Capital.

Com um leilão altamente controverso, a decisão sobre o comprador demorou muito mais do que o esperado, e a empresa corre o risco de não obter autorização antitruste antes do final do ano financeiro, em março, uma vez que as revisões regulatórias geralmente levam pelo menos seis meses.

Se não conseguir firmar o acordo a tempo, pode acabar o ano com valor líquido negativo pelo segundo ano consecutivo, pressionando a Bolsa de Valores de Tóquio a retirá-la.

(Por Junko Fujita)