IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer reforça negociações com parlamentares na véspera de votação da denúncia

24/10/2017 12h18

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer reservou esta terça-feira para as últimas negociações antes da votação pela Câmara dos Deputados da segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, incluindo uma agenda aberta para receber parlamentares interessados em conversar e um jantar com cerca de 100 deputados da casa do vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG).

Na noite de segunda-feira, Temer, que foi denunciado por organização criminosa e obstrução de Justiça, reuniu no Palácio da Alvorada alguns líderes da base aliada para um último levantamento da situação dos votos e das pendências com a base.

"Nós não tratamos desse ou daquele caso específico, mas levantamos os números e falamos onde vemos essa ou aquela insatisfação", disse o vice-líder do governo, Beto Mansur (PRB-SP).

No encontro com líderes, Temer se ofereceu para conversar pessoalmente durante toda esta terça-feira com deputados que ainda tenham problemas com o governo ou estejam indecisos. A agenda oficial distribuída pelo Palácio do Planalto marcava apenas despachos internos para às 10h, mas Temer chegou no Planalto antes das 9h.

O governo tenta trabalhar para ao menos manter os 263 a favor do presidente recebidos na primeira denúncia. A avaliação até a semana passada era de que o Planalto poderia perder mais de 20 votos, e o governo concentrou esforços para tentar reverter a debandada.

De acordo com Mansur, que coordena o levantamento de votos na Câmara, a situação já está sob controle. Depois das conversas de segunda-feira, e o governo teria entre 260 e 270 votos, podendo ficar acima da primeira denúncia.

Ainda assim, o presidente continua garimpando votos. Na noite desta terça, Temer deve ir a um jantar na casa de Fábio Ramalho (PMDB-MG) com cerca de outros 100 deputados. "Eu sempre faço dois grandes jantares por semestre e convido o presidente", disse o deputado, negando, no entanto, que a data tenha sido escolhida por ser a véspera da votação.

Na noite anterior à análise da primeira denúncia pelo plenário, Temer também jantou com parlamentares na casa de Ramalho.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)