PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Economia da Grã-Bretanha acelera no 3º tri e consolida expectativa de alta de juros

25/10/2017 07h12

LONDRES (Reuters) - O crescimento da economia da Grã-Bretanha acelerou inesperadamente no terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira que provavelmente consolidam as expectativas de que o banco central britânico elevará a taxa de juros no próximo mês.

A expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0,4 por cento no terceiro trimestre sobre o período anterior, contra 0,3 por cento nos três meses até junho, informou a Agência Nacional de Estatísticas. A expectativa em pesquisa da Reuters era de crescimento de 0,3 por cento.

O vasto setor de serviços respondeu pela maior parte da expansão econômica da Grã-Bretanha no terceiro trimestre, mas a indústria também contribuiu, ajudada pela recuperação na produção de automóveis.

A expectativa é de que o banco central britânico eleve a taxa de juros para 0,5 por cento, de 0,25 por cento, em sua próxima reunião devido a preocupações de que a economia possa não crescer tão rapidamente quanto costumava acontecer sem gerar inflação excessiva.

"O crescimento no terceiro trimestre continuou a uma taxa similar como visto no primeiro semestre do ano", disse o chefe de contas nacionais da agência de estatísticas, Darren Morgan.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 1,5 por cento, contra expectativa de 1,4 por cento.

(Reportagem de Andy Bruce e Costas Pitas)