IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

REPERCUSSÃO-BC reduz Selic a 7,50% e sinaliza mais redução

25/10/2017 19h42

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, a 7,5 por cento ao ano, desacelerando o passo e em linha com as expectativas. [nEMNHAI0TQ]

Veja comentário de analistas:

GUSTAVO LOYOLA, EX-PRESIDENTE DO BC

"Não houve grandes novidades no discurso do BC, continuou falando dos fatores que orientam a decisão dele, como cenário inflacionário positivo.

O BC manteve aberta a expectativa de corte em dezembro, o ciclo de reduções está próximo. Ele cita a redução moderada do ciclo e meu cenário mais provável é de novo corte de 0,50 ponto percentual em dezembro e outro de 0,25 ponto em fevereiro, com a Selic indo a 6,75 por cento no final do ciclo."

LUCIANO SOBRAL, ECONOMISTA DO SANTANDER BRASIL

"A decisão em si não foi novidade para ninguém. Em linha com nossa expectativa de terminar o ciclo a 6,75 por cento em janeiro.

É difícil saber o encerramento ou gradual ou não gradual, meio que está dado. Se ele estava cortando a 100 (pontos base), agora a 75 e o próximo muito claramente 50, acho que já é gradual o bastante. Não vai ser tirar essa frase que vai sinalizar alguma coisa."

MARCO CARUSO, ECONOMISTA-CHEFE, BANCO PINE

"Tanto a decisão quanto a comunicação foi totalmente dentro do que eu imaginava. Meu entendimento era que o cenário de fato estava caminhando conforme o BC imaginava e ele diz explicitamente no comunicado.

Fevereiro ficou em aberto, mas eu me sinto mais confortável em afirmar que a Selic vai ficar em 7 (por cento) com muito tempo.

Ele ainda não está disposto a dar grandes sinais para fevereiro. A minha sensação é que ele não querer dizer que o encerramento é gradual do ciclo me deixa mais confortável com o cenário básico em 7 (por cento). Ele quis sinalizar que a próxima é a escadinha."

CRISTIANO OLIVERIA, ECONOMISTA-CHEFE, BANCO FIBRA

"Em nossa visão, o comunicado deixa aberta a porta para o final do ciclo já na próxima reunião ao retirar a indicação de que antevia 'encerramento gradual do ciclo'. Ou seja, o encerramento pode ser já na próxima reunião.

Mantemos a nossa estimativa de corte da taxa Selic em 50 pontos base para 7 por cento na próxima reunião do comitê em 6 de dezembro e o fim do ciclo de afrouxamento monetário neste patamar."

(Por Bruno Federowski, Silvio Cascione)