IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aumento de custos ofusca lucro do HSBC na Ásia

30/10/2017 12h28

HONG KONG (Reuters) - O HSBC informou aumento de custos nesta segunda-feira, reduzindo em 1 por cento o valor das ações e tirando o brilho de um lucro trimestral melhor do que o esperado impulsionado pelo negócio asiático que o banco colocou no centro de seus planos de crescimento.

As despesas do terceiro trimestre para o maior banco da Europa por capitalização de mercado aumentaram 7 por cento, mais do que os analistas esperavam, já que o HSBC investiu mais em sua unidade de varejo e gerenciamento de patrimônio e pagou mais em bônus ao pessoal.

O lucro antes de impostos foi de 4,6 bilhões de dólares no trimestre encerrado em setembro, ante 843 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior, informou o HSBC em um processo de troca de ações. O lucro ficou aproximadamente em linha com as estimativas de analistas de 4,7 bilhões de dólares.

O lucro antes de impostos das operações asiáticas, que representam 70 por cento dos lucros globais do banco, aumentou 10 por cento durante o terceiro trimestre para 4 bilhões de dólares.

Os resultados evidenciaram o difícil caminho que o HSBC está trilhando entre o corte de custos e o crescimento, pois busca aumentar a renda novamente na esteira de um período de reestruturação após a crise financeira global de 2008.

"Nós temos um bom impulso, estamos vendo o bom apetite dos investidores por novos negócios que chegam não só em Hong Kong, mas ainda mais na Ásia", disse à Reuters o diretor de Finanças do Grupo, Iain Mackay.

O HSBC viu o retorno sobre o patrimônio líquido, uma medida-chave de rentabilidade, chegar a quase o dobro para 8,2 por cento nos primeiros nove meses do ano, mas não deu um prazo para alcançar sua meta a longo prazo de 10 por cento.

(Por Sumeet Chatterjee e Lawrence White)