IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump deve escolher Powell como chair do Fed, diz fonte

30/10/2017 14h28

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve escolher o diretor do Federal Reserve Jerome Powell como próximo chair do banco central norte-americano, afirmou nesta segunda-feira uma fonte familiarizada com o assunto.

O anúncio, afirmou separadamente uma autoridade da Casa Branca, deve ocorrer nesta quinta-feira. O mandato da atual chair do Fed, Janet Yellen, termina em fevereiro de 2018.

Powell, Yellen e John Taylor, economista da Universidade de Stanford, estão na lista do presidente.

Ao escolher Powell, diretor do Fed desde 2012, Trump conseguiria a combinação de mudança de liderança com a continuidade oferecida por alguém que faz parte do Fed de Yellen, que manteve a economia e os mercados estáveis nos últimos anos.

Powell, de 64 anos, apoiou a direção geral de Yellen na definição da política monetária e nos últimos anos compartilhou suas preocupações de que a inflação baixa justifica abordagem cautelosa e contínua de aumento das taxas de juros.

O principal desafiante é Taylor, favorito dos republicanos conservadores, que querem que o Fed confie mais nas regras ao estabelecer as taxas de juros.

(Por Steve Holland)