Bolsas

Câmbio

Banco BNP Paribas emprestará R$ 2,9 bi ao RJ para Estado colocar folha em dia

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O banco francês BNP Paribas vai emprestar 2,9 bilhões de reais ao Rio de Janeiro para o Estado tentar colocar a folha dos servidores em dia, informou o governo do Rio de Janeiro nessa quarta-feira.

O leilão para a contratação do empréstimo foi realizado no Palácio Guanabara, mas apenas o BNP apresentou uma oferta. A expectativa era que houvesse concorrência mas, o imbróglio judicial dos últimos dias, que chegou a provocar o adiamento do certame, prejudicou o leilão, segundo fontes do Estado.

O empréstimo deve estar disponível ao Estado em duas semanas e será pago daqui a 36 meses ou se houver a alienação das ações da Cedae, empresa de saneamento e água do Estado dada como garantia da operação. A taxa cobrada pelo banco será de aproximadamente 10,6 por cento ao ano.

“Não ficou salgado. O que o Estado vai pagar é cerca de 10,6 e o empréstimo mais barato é o consignado que está em 17 por cento ao ano, acho a taxa paga bem razoável”, disse o secretário de Fazenda do Estado, Gustavo Barbosa.

A folha de servidores do Estado está atrasada desde o ano passado e o Rio de Janeiro ainda não quitou o 13º salário de 2016.

“Os 2 bi de reais vão entrar esse mês e os 900 milhões restantes em até 60 dias. Esperamos com esse recurso pagar atrasados de agosto e setembro e avaliamos até pagar o décimo terceiro”, finalizou Barbosa.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos