IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo dos EUA apresenta plano para reduzir impostos no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - SAUL LOEB/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Imagem: SAUL LOEB/AFP

Por David Morgan e Amanda Becker

02/11/2017 14h41

WASHINGTON (Reuters) - O empenho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para avançar com os cortes de impostos profundos que prometeu quando era candidato alcançou um marco importante nesta quinta-feira (2), quando seus colegas republicanos da Câmara dos Deputados apresentaram uma legislação longamente aguardada para reformar o código tributário.

O projeto de lei pede que os impostos corporativos sejam reduzidos de 35% para 20% e que os impostos para indivíduos e famílias diminuam consolidando-se o número atual de faixas de tributação de sete para quatro: 12%, 25%, 35% e 39,6%, que agora é a taxa mais elevada e será mantida.

Alinhado em grande parte às expectativas de um plano de corte de impostos que vem sendo desenvolvido a portas fechadas há semanas, o Comitê de Meios e Recursos da Câmara propôs quase dobrar a dedução padrão para indivíduos e famílias.

Leia também:

Ele também pediu que se mantenha a até US$ 500 mil a dedução de juros das hipotecas residenciais para hipotecas existentes e para casas recém-adquiridas, além de preservar a dedução de taxas de propriedades estaduais e locais, cujo teto é US$ 10 mil.

Os benefícios tributários de programas de poupança de aposentadoria populares devem ser mantidos.

O projeto de lei é o tiro de largada de uma corrida frenética rumo ao que Trump e os republicanos da Câmara e do Senado esperam ser sua primeira grande vitória legislativa desde que ele tomou posse em janeiro: a sanção de um pacote de grandes cortes de impostos ainda neste ano.

"Este é o início do fim deste código tributário horrível", disse o presidente do conselho do Comitê de Meios e Recursos, Kevin Brady, aos repórteres nesta quinta-feira ao chegar para uma reunião com parlamentares republicanos antes da divulgação do projeto de lei.

O projeto almeja criar um novo crédito tributário familiar e isenções duplas para impostos estaduais sobre bens herdados e revogar o imposto sobre propriedade depois de seis anos, ao mesmo tempo permitindo que pequenas empresas deem baixa em juros de empréstimos, de acordo com o documento.

O projeto de lei ainda quer estabelecer um teto de 25% para impostos a pequenas empresas e outros empreendimentos não-corporativos.

Empresas estrangeiras que operam nos EUA devem pagar impostos de até 20% sobre pagamentos feitos no exterior relativos às suas operações norte-americanas, acrescentou o "Wall Street Journal".

(Reportagem adicional de Richard Leong, Susan Heavey e Susan Cornwell)

Entenda o que é o PIB e como ele é calculado

UOL Notícias