Bolsas

Câmbio

Criação de vagas nos EUA deve se recuperar em outubro após problemas relacionados a furacões

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de empregos nos Estados Unidos provavelmente se recuperou em outubro após problemas relacionados aos furacões em setembro, no que pode bater o martelo para uma alta dos juros pelo Federal Reserve em dezembro mesmo que o aumento dos salários tenha desacelerado.

De acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas, o relatório de emprego do Departamento do Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira deve mostrar que a criação de vagas fora do setor agrícola chegou a 310 mil no mês passado. Isso seria o maior número desde outubro de 2015.

A economia fechou 33 mil vagas em setembro, na primeira vez em que isso acontece em sete anos, uma vez que os setores de lazer e hotelaria fecharam um recorde de 111 mil vagas.

Isso se deveu aos furacões Harvey e Irma, que devastaram partes do Texas e da Flórida no final de agosto e início de setembro, deixando trabalhadores temporariamente desempregados principalmente em indústrias que pagam salários baixos.

A recuperação do emprego em outubro reforçaria a avaliação do Fed na quarta-feira de que "o mercado de trabalho continuou a se fortalecer e de que a atividade econômica tem aumentado a uma taxa sólida apesar dos problemas relacionados aos furacões".

O banco central norte-americano deixou inalterada a taxa de juros na quarta-feira e os mercados financeiros precificam quase que totalmente um aumento em dezembro. O Fed já elevou os juros duas vezes neste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos