Bolsas

Câmbio

Exportação de carne de frango do Brasil cresce 16,2% em outubro, diz ABPA

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne de frango do Brasil, considerando-se todos os produtos, entre in natura e processados, atingiram 365,5 mil toneladas em outubro, alta de 16,2 por cento na comparação com igual mês do ano passado (314,6 mil toneladas), segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Em receita, os embarques do maior exportador global de carne de frango aumentaram em 24,6 por cento, para 634,4 milhões de dólares, ante outubro de 2016 (509,1 milhões de dólares).

No acumulado do ano, as vendas internacionais de carne de frango chegaram a 3,674 milhões de toneladas, queda de 0,5 por cento ante o mesmo período de 2016, ano em que o Brasil fechou com volumes recordes. A receita de exportação, contudo, subiu 7,2 por cento, para 6,158 bilhões de dólares.

"Com este resultado, estamos próximo de zerar as perdas acumuladas ao longo deste ano repleto de adversidades, e sustentamos a perspectiva de um fechamento anual com resultado positivo em volumes e receita", destacou o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.

Turra referia-se, principalmente, aos efeitos da Operação Carne Fraca, deflagrada em março pela Polícia Federal e que jogou o setor de proteínas em um grave crise de credibilidade, com muitos países suspendendo momentaneamente as compras de produtos nacionais.

CARNE SUÍNA

Em relação à carne suína in natura, a ABPA relatou vendas de 48,9 mil toneladas em outubro, queda de 8,1 por cento no ano. A receita atingiu 119,8 milhões de dólares, recuo de 10 por cento.

No ano, a alta acumulada da receita de exportações chegou a 14 por cento, totalizando 1,252 bilhão de dólares. Em volume, houve retração de 4,6 por cento, para 502,9 mil toneladas em 2017.

(Por José Roberto Gomes)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos