Bolsas

Câmbio

Executivos da Kobe Steel decidirão sobre demissão após investigação externa, disseram fontes

TÓQUIO (Reuters) - Os executivos da Kobe Steel, incluindo o presidente-executivo Hiroya Kawasaki, decidirão se pedem ou não demissão para assumir a responsabilidade pelo escândalo de trapaça após um relatório de investigadores independentes, disseram duas fontes à Reuters.

A empresa também planeja divulgar um relatório interno sobre a falsificação de especificações de produto por volta de sexta-feira, afirmou uma das fontes.

Em outubro, a Kobe admitiu que trabalhadores haviam adulterado as especificações de produto por pelo menos uma década, o que levou montadoras internacionais, fabricantes de avião e outras empresas a correrem para checar se a segurança ou o desempenho de seus produtos foram comprometidos.

No mês passado, o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI, na sigla em inglês) exigiu que a Kobe Steel forneça uma explicação detalhada sobre a falsificação de dados e medidas para prevenir futuros abusos até 12 de novembro.

O órgão também nomeou uma equipe de investigadores externos, que deve se pronunciar à administração até o final do ano.

"Recebemos uma solicitação do METI em 12 de outubro para tomar medidas para encontrar a causa do problema e implementar medidas preventivas dentro de um mês e estamos trabalhando para isso", disse um porta-voz à Reuters por telefone nesta segunda-feira.

"Não podemos comentar se vamos anunciar isso no dia 10 e não podemos comentar sobre a questão da responsabilidade da administração", disse.

A Kobe, que agora é assunto de um inquérito do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, teve seu selo de qualidade revogado pelo governo japonês em alguns de seus produtos e perdeu clientes.

(Por Yuka Obayashi e Ritsuko Shimizu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos