Bolsas

Câmbio

Negociação de contratos de energia na BBCE dispara e já supera 20 mil MW em 2017

SÃO PAULO (Reuters) - A plataforma eletrônica de negociação de contratos de energia BBCE registrou no acumulado de 2017 até outubro um volume de mais de 20.200 megawatts negociados, crescimento de mais de seis vezes em relação a todo o ano de 2016, em momento em que o mercado livre de eletricidade apresenta forte expansão, com preços competitivos.

Em termos financeiros, as negociações bateram a marca de 4,3 bilhões de reais, com quase 10 mil contratos fechados no período.

A BBCE oferece negociação eletrônica de contratos para empresas que atuam no mercado livre de eletricidade, como comercializadoras de energia, geradores e grandes consumidores, que podem fechar o suprimento em negociações bilaterais, ao invés de serem atendidos pelas empresas de distribuição.

Segundo a instituição, os números refletem a maior agressividade da estratégia comercial da plataforma, visando aumento do número de participantes, principalmente de geradores de energia.

"O crescimento acima do esperado das negociações na plataforma indica que o mercado está cada vez mais valorizando a formação livre de preços, a agilidade e a segurança", disse o presidente da BBCE, Victor Kodja, em nota.

Em todo o ano de 2016, as negociações de contratos somaram o equivalente a 3.109 MW.

O total de 2016 é superado pelo volume de outubro deste ano, quando foram registrados 2.096 contratos e 3.448 MW negociados.

O total negociado em outubro, entretanto, ficou abaixo do recorde de setembro, de 4.070 MW.

Segundo a BBCE, os negócios da plataforma lançada em 2011 têm sido impulsionados também pela chegada de novos sócios.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos