Panamá diz que Odebrecht pagou US$49 milhões a filhos de ex-presidente
CIDADE DE PANAMÁ (Reuters) - Dois filhos do ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli receberam pagamentos totalizando 49 milhões de dólares da empreiteira Odebrecht por meio de uma rede de empresas de fachada, afirmou na quinta-feira o Ministério Público panamenho.
Os dois filhos, cujo paradeiro é desconhecido, receberam os pagamentos para facilitar a tramitação de contratos obtidos pela empresa brasileira, disseram os procuradores em comunicado.
Ricardo Alberto e Luis Enrique Martinelli receberam transferências através de contas no Panamá e no exterior entre 2010 e 2014, segundo os procuradores.
A Odebrecht já concordou em pagar ao Panamá 220 milhões de dólares em multas em um período de 12 anos e a cooperar com os investigadores que apuram suspeitas de irregularidades envolvendo autoridades panamenhas.
A empreiteira reconheceu ter efetuado pagamentos irregulares de centenas de milhões de dólares relacionados a projetos de infraestrutura em 12 países, incluindo Argentina,Colômbia, México, Venezuela e Panamá, entre 2002 e 2016, após a descoberta de seu envolvimento no esquema de corrupção da operação Lava Jato no Brasil.
O ex-presidente panamenho Martinelli está preso nos Estados Unidos a espera de sua extradição ao Panamá, onde é buscado pela Justiça para responder a um caso de espionagem política durante seu governo.
(Reportagem de Elida Moreno)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.