Bolsas

Câmbio

Petrobras tem novo problema em refinaria; Reduc sofre com falta de energia

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - Um dia após retomar as operações na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, a Petrobras voltou a ter problemas em outra planta de refino, a Reduc, em Duque de Caxias (RJ), segundo informações da petroleira e de um órgão sindical.

Conforme a estatal, houve na madrugada desta sexta-feira uma parada nas unidades de processo da Reduc por causa de uma falha no fornecimento de energia, "sem impacto às pessoas ou ao meio ambiente".

O caso se segue a uma interrupção na Replan, ocorrida na quarta-feira da semana passada, e que só foi normalizada mais de uma semana depois, no dia 9, segundo o Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro-SP). [nL2N1N7208]

Procurada pela Reuters, a assessoria de imprensa da Petrobras confirmou que a Replan já está operando "100 por cento", mas não precisou a data de quando isso ocorreu.

Não havia atualização sobre a situação na Reduc.

A assessoria disse ainda que a Petrobras não comentaria sobre o tamanho do impacto na produção por causa dessas duas paradas.

A Replan, na região de Campinas (SP), é a maior refinaria do Brasil, com capacidade para processar o equivalente a 415 mil barris de petróleo.

Já a Reduc pode refinar 239 mil barris por dia. Inaugurada em 1961, a refinaria possui 43 unidades de processos e atende os mercados de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul.

(Por José Roberto Gomes; Edição de Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos