Bolsas

Câmbio

Montadora francesa PSA firma joint venture para fabricar automóveis na Argélia

PARIS/ARGEL (Reuters) - A montadora francesa PSA assinou um acordo de joint venture com três parceiros argelinos neste domingo para fabricar automóveis no país.

A companhia informou que investirá cerca de 100 milhões de euros (117 milhões de dólares), o equivalente a 49 por cento do capital da joint venture.

Será aberta uma fábrica na cidade de Oran, no oeste da Argélia, onde a também francesa Renault abriu uma unidade em 2014.

Os parceiros argelinos são a Condor Electronics, a Palpa Pro e a Entreprise Nationale de Production de Machines-Outils (PMO), esclareceu a PSA em comunicado.

A nova fábrica iniciará parte das atividades no próximo ano e estará complementamente operacional em 2019, de acordo com a empresa.

O acordo para criação da joint venture foi assinado em Argel, como parte do comitê econômico conjunto de França e Argélia (Comefa), na presença do ministro de Relações Exteropres francês, Jean-Yves Le Drian, e do ministro de Economia, Finanças e Indústria, Bruno Le Maire.

Eles disseram que a França buscava aumentar os investimentos na ex-colônia após ter perdido espaço para países como China, Turquia e Itália.

Outras companhias francesa, incluindo a Renault, a Alstom e a Sanofi, devem assinar acordos na Argélia num futuro próximo, acrescentou Le Maire.

A joint venture da PSA com parceiros argelinos deve permitir ao grupo francês atingir a meta de vender 700 mil veículos no Oriente Médio e na África até 2021, disse o vice-presidente executivo da montadora para região, Jean-Christophe Quemard, em comunicado.

(Por Sybille de La Hamaide e Lamine Chikhi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos