Bolsas

Câmbio

Índice acionário de blue-chips da China tem pior sessão em 3 meses após dados fracos

XANGAI/SYDNEY, (Reuters) - O índice de blue-chips da China teve seu pior dia desde meados de agosto nesta terça-feira, depois de uma série de dados

que mostrou que a economia desacelerou ainda mais no mês passado e com os rendimentos dos títulos chineses continuando a subir, um sinal de aperto da liquidez.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,7 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,52 por cento.

Os dados desta terça-feira mostraram que a economia chinesa perdeu força em outubro, com a produção industrial, o investimento em ativos fixos e as vendas no varejo abaixo das expectativas, na medida em que o governo ampliou a repressão aos riscos da dívida e à poluição das fábricas.

A confiança foi ainda mais pressionada por sinais de que a liquidez no sistema bancário permanece apertada, com os rendimentos dos títulos de 10 anos da China quase atingindo 4 por cento, o nível mais alto em três anos.

O restante dos mercados asiáticos apresentou fraqueza nesta sessão com a decepção em relação aos dados econômicos chineses e com os investidores ponderando se o achatamento da curva de rendimentos dos Treasuries dos Estados Unidos pode ser um presságio de uma futura desaceleração norte-americana.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,3 por cento às 7:33 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei ficou estável, a 22.380 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,10 por cento, a 29.152 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,52 por cento, a 3.429 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,69 por cento, a 4.099 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,15 por cento, a 2.526 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,03 por cento, a 10.687 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,59 por cento, a 3.399 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,88 por cento, a 5.968 pontos.

(Por Wayne Cole, Luoyan Liu e John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos