IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro líquido da BRMalls desaba no 3º tri, com queda nas receitas e aumento dos calotes

14/11/2017 21h30

SÃO PAULO (Reuters) - A operadora de shopping centers BRMalls teve forte queda no lucro líquido do terceiro trimestre, refletindo queda nas receitas e nas provisões para perdas com inadimplência, movimento parcialmente compensado pelo recuo nas despesas operacionais e do serviço da dívida.

A companhia anunciou nesta terça-feira que seu lucro líquido foi de 1,8 milhão de reais de julho a setembro, queda de 95 por cento contra um ano antes. Em termos ajustados, porém, o lucro cresceu 46,8 por cento, a 110,1 milhões de reais.

A receita líquida caiu 1,8 por cento, a 322,4 milhões de reais, mesmo com o aumento das vendas na base mesmas lojas e das vendas por metro quadrado. Segundo a companhia, a queda refletiu sobretudo menores receitas com aluguel, como consequência de maiores descontos e do maior nível de vacância.

Além da pressão nas receitas, a última linha do resultado também foi pressionada por um salto de 162,5 por cento das despesas com provisões para perdas com inadimplência, a 55,35 milhões de reais.

"O empenho em reduzir a inadimplência e aumentar a geração de caixa envolveu conceder descontos temporários e saída de lojistas inadimplentes, afetando no curto prazo o nível de receitas", afirmou a BRMalls no relatório de resultados.

Com isso, o resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado foi de 207 milhões de reais, queda de 15 por cento. O Ebitda que inclui os efeitos não recorrentes desabou 67,7 por cento, para 77,8 milhões de reais.

No entanto, uma combinação de menores despesas operacionais e uma redução de 16,2 por cento na despesa financeira, a 299,9 milhões de reais, teve impacto no lucro ajustado.

A dívida líquida fechou setembro em 2,26 bilhões de reais, queda de 7,2 por cento em três meses. A relação dívida líquida/Ebitda ajustado foi de 2,4 vezes.

(Por Aluísio Alves)