Bolsas

Câmbio

Ações asiáticas caem com recuo do petróleo pesando

Por Shinichi Saoshiro

TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas recuaram na quarta-feira depois que os preços mais baixos do petróleo pesaram sobre Wall Street, enquanto o euro manteve os ganhos depois de receber um impulso do forte crescimento econômico alemão.

"O declínio das ações dos EUA lideradas pelas ações de energia está tendo um efeito decisivo, prejudicando o sentimento em setores relacionados à energia e à indústria", disse Masahiro Ichikawa, estrategista sênior da Sumitomo Mitsui Asset Management em Tóquio.

     "Em geral, as ações desfrutaram de uma alta quase ininterrupta nos últimos meses, então estamos vendo um pouco de correção finalmente emergindo".

Impulsionadas por um crescimento econômico estável, políticas monetárias favoráveis e sólidos ganhos corporativos, as ações globais têm subido fortemente, com os mercados acionários nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul alcançando níveis recordes recentemente, enquanto Nikkei do Japão subiu uma máxima em 26 anos.

Os três principais índices de ações dos EUA caíram na terça-feira, com a queda prolongada nos preços do petróleo bruto atingindo as ações do setor de energia e impactados também pela queda da General Electric pelo segundo dia consecutivo.

O índice mais amplo do MSCI das ações Ásia-Pacífico fora do Japão recuava 0,54 por cento, às 11h54 (horário de Brasília)

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,57 por cento, a 22.028 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,03 por cento, a 28.851 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,79 por cento, a 3.402 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,63 por cento, a 4.073 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,33 por cento, a 2.518 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,53 por cento, a 10.630 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,89 por cento, a 3.368 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,58 por cento, a 5.934 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos