BCE seguirá caminho gradual para normalização da política monetária, diz Villeroy

AMSTERDÃ (Reuters) - O Banco Central Europeu seguirá um caminho gradual para a normalização da política monetária, diminuindo a ênfase no seu programa de compra de títulos de 2,55 trilhões de euros conforme enquanto reduz o estímulo adotado na crise, disse nesta quinta-feira o chefe do banco central francês, François Villeroy de Galhau.

"Nós seguiremos claramente esse caminho de normalização gradual, com cautela mas combinando toda a gama de nossos instrumentos --e não deve haver um foco excessivo nas compras líquidas de ativos", disse Villeroy em Amsterdã. Ele é membro do Conselho do BCE.

"Mas a política monetária não pode ser a única alternativa e, portanto, não devemos sobrecarregá-la", acrescentou, apenas algumas semanas depois que o BCE concordou em reduzir pela metade as compras de ativos a partir do início do ano que vem devido à melhora do crescimento econômico.

O BCE argumenta que seu balanço patrimonial de grandes dimensões agora garante a maior parte do afrouxamento necessário para manter os custos dos empréstimos baixos e impulsionar a inflação, de modo que o papel das novas compras de títulos está em declínio.

(Por Bart H. Meijer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos