Bolsas

Câmbio

Cade aprova sem restrições compra pela chilena Arauco da produtora de painéis Masisa do Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da produtora de painéis de madeira Masisa do Brasil pelo grupo chileno Arauco, de acordo com despacho publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

A transação, avaliada em 102,8 milhões de dólares, prevê a aquisição pelo grupo florestal chileno Arauco de fábricas da Masisa localizadas em Ponta Grossa, no Paraná, e Montenegro, no Rio Grande do sul.

A Masisa do Brasil, do grupo Masisa, atua na produção de painéis de madeira, dentre eles MDF e MDP. Além do Brasil, o grupo chileno tem unidades fabris no México, Chile, Argentina e Venezuela e florestas no Chile, Argentina e Venezuela.

A Arauco do Brasil tem como atividade principal a fabricação de painéis de madeira de MDF e de MDP. O Grupo Arauco, divisão florestal da Empresas Copec possui seis empresas no Brasil com atividades química, industrial e florestais, além de participação societária em outras duas empresas.

De acordo com o despacho, as empresas assumiram "compromisso de não concorrência e de não aliciamento com o negócio adquirido pelo período de três anos após o fechamento", de forma a evitar que a Masisa exerça pressão competitiva com o negócio adquirido em um curto período de tempo.

"Pelo exame dos termos da cláusula de não concorrência, bem como sua duração proposta, a Superintendência-Geral entende que os termos são compatíveis com a jurisprudência do Cade", disse o órgão em despacho.

O Cade analisou o impacto da transação, anunciada no início de setembro, para os mercados de plantação de florestas para extração de madeira, de painéis de MDF e MDP e de resinas melamínicas.

A expansão da Arauco no Brasil, também uma das maiores produtores de celulose do mundo, ocorre após o fracasso de suas negociações com a J&F Investimentos pela Eldorado Brasil. Com a aquisição da Masisa no Brasil, a Arauco poderá se consoidar como o segundo maior produtor mundial de painéis.

(Por Raquel Stenzel)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos