IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Taesa compra fatia na transmissora de enegia IB, responsável por obra na Bahia

17/11/2017 19h41

SÃO PAULO (Reuters) - A transmissora de eletricidade Taesa anunciou nesta sexta-feira a aquisição de uma fatia na IB Transmissora, responsável pela implementação e futura operação de quase 170 quilômetros em linhas de energia na Bahia que devem demandar investimentos de mais de 367 milhões de reais, segundo fato relevante da companhia.

A Taesa fechou diretamente a aquisição de 24,95 por cento no empreendimento junto à Apollo 12 Participações, enquanto outros 50,10 por cento serão comprados pela Empresa Norte de Transmissão de Energia (ENTE), onde a Taesa é sócia minoritária com 49,9 por cento, contra 50,01 por cento da Alupar .

De acordo com o comunicado, a Taesa pagará à vendedora 2,9 milhões de reais por sua parcela na aquisição, em valor com data-base de agosto de 2018. Já a ENTE pagará 5,8 milhões por sua fatia no negócio.

"Com a conclusão da operação, a Taesa passa a deter direta e indiretamente 49,99 por cento da IB... reforçando, portanto, sua estratégia de crescimento e seu posicionamento estratégico como uma das maiores empresas de transmissão de energia do país", afirmou em comunicado a Taesa, que é controlada por Cemig e Isa.

A aquisição está sujeita à aprovação em assembleias de acionistas da Taesa e da ENTE, bem como à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(Por Luciano Costa)