Bolsas

Câmbio

Volks discute investimento de 70 bi de euros em carros elétricos, diz fonte

Por Jan Schwartz

FRANKFURT (Reuters) - O conselho de supervisão da Volkswagen está discutindo um plano de investimento de cinco anos superior a 70 bilhões de euros para virar líder em carros elétricos, disse à Reuters uma pessoa familiarizada com o assunto.

Espera-se que o conselho assine os objetivos de investimento e desenvolvimento nesta sexta-feira, segundo a fonte. Os investimentos provavelmente serão feitos entre 2018 e 2022, disse outra pessoa com conhecimento sobre o assunto.

A Volkswagen, que está lutando para cortar empregos e gastos em sua principal divisão de automóveis e virar a página do escândalo de fraude na emissão de poluentes, recusou-se a comentar o tamanho do orçamento planejado.

A maior montadora do mundo já disse que vai investir mais de 20 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2030, incluindo custos para desenvolver mais de 80 novos modelos eletrificados até 2025 e atualizar fábricas.

No processo orçamentário de 2016, a VW se comprometeu a reduzir os custos gerais em fábricas, equipamentos e tecnologia para 6 por cento das vendas de veículos até 2020, ante 6,9 por cento em 2015.

A fraude em emissões provocou uma mudança estratégica para as tecnologias de zero emissão e condução autônoma, com a montadora agora prometendo oferecer uma versão elétrica de cada um de seus 300 modelos até 2030.

A VW disse na quinta-feira que planeja gastar 10 bilhões de euros em 2025 para desenvolver e produzir veículos híbridos e totalmente elétricos na China para cumprir as rígidas regras de poluição em seu maior mercado.

(Por Jan Schwartz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos