IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Volkswagen aprova plano de US$40 bi para avançar em carros elétricos

17/11/2017 16h22

Por Andreas Cremer e Jan Schwartz

WOLFSBURG/HAMBURGO (Reuters) - A Volkswagen aprovou nesta sexta-feira um plano de investimento de 34 bilhões de euros (40 bilhões de dólares) para acelerar esforços para se tornar um líder global em carros elétricos.

O maior fabricante de automóveis do mundo em vendas investirá o dinheiro em carros elétricos, condução autônoma e novos serviços de mobilidade até o final de 2022, disse a empresa.

"Com a rodada de planejamento agora aprovada, estamos estabelecendo as bases para fazer da Volkswagen líder mundial em mobilidade elétrica até 2025", disse o presidente-executivo, Matthias Mueller, a jornalistas.

Os gastos projetados são significativamente maiores do que a promessa feita há dois meses de que o grupo iria investir mais de 20 bilhões de euros em carros elétricos e autônomos até 2030.

O escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes em veículos a diesel e novas cotas para carros elétricos na China fizeram a empresa adotar a estratégia de emissão zero e direção autônoma. A Volkswagen agora tem um dos objetivos mais ambiciosos da indústria, prometendo ter uma versão elétrica de cada um dos 300 modelos de veículos do grupo até 2030.

O grupo afirmou que os investimentos totais em capacidade de produção e projetos de veículos elétricos vão somar cerca de 72 bilhões de euros até 2022.

(Por Andreas Cremer e Jan Schwartz)