IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alubar expande fábrica para atender demanda aquecida em transmissão de energia

23/11/2017 15h56

SÃO PAULO (Reuters) - A fornecedora de cabos elétricos Alubar iniciou uma expansão de sua fábrica em Barcarena, no nordeste do Pará, para atender a uma demanda aquecida no mercado de transmissão de eletricidade, em um investimento de 100 milhões de reais.

"Com a expansão em curso teremos um adicional de 60 por cento da nossa capacidade de produção disponível já em 2019... Hoje somos uma empresa que está totalmente na contramão do que o país vive", disse à Reuters o diretor executivo da Alubar, Maurício Gouvêa, em nota.

A empresa produziu mais de 50 mil toneladas de cabos em 2016, com uma receita líquida de 609 milhões de reais.

A decisão de investir na ampliação da fábrica veio em meio à projeção de que o governo deve licitar nos próximos anos um grande volume de projetos para a construção de novas linhas de transmissão.

Só em um leilão agendado para 15 de dezembro está prevista a oferta de projetos que demandarão quase 9 bilhões de reais nos próximos anos.

Além disso, licitações realizadas desde o ano passado já contrataram obras de novas linhas de energia que demandarão investimentos vultosos, e muitas das empresas por trás dos projetos já fecharam contratos com a Alubar.

"Esperamos atender (com a expansão) demandas que ocorrerão a partir dos próximos leilões de linha de transmissão. Temos nossa capacidade de produção atual empenhada pelos próximos anos, fruto da nossa participação em leilões anteriores", disse Gouvêa.

Os leilões de projetos de transmissão de energia no Brasil passaram a atrair forte interesse de investidores principalmente a partir do final de 2016, quando o governo elevou as taxas de retorno oferecidas após uma crescente falta de interessados nas licitações do setor a partir de 2013.

(Por Luciano Costa; edição de Marta Nogueira)