S&P mantém classificação da Índia em "BBB-" com perspectiva "estável"
MUMBAI (Reuters) - A Standard & Poor's manteve o rating soberano "BBB-" e a perspectiva "estável" para a Índia nesta sexta-feira, recusando-se a seguir a recente decisão da Moody's de elevar a classificação do país, citando níveis baixos de renda, dívida alta e finanças públicas mais fracas.
A Moody's Investors Services elevou há uma semana a classificação de crédito da Índia para "Baa2" de "Baa3", um degrau acima da classificação atual da S&P, afirmando que o progresso nas reformas econômicas e institucionais vai elevar o potencial de crescimento do país.
Mas, em um comunicado, a S&P disse que está confortável com sua classificação atual, o que deixa a Índia em seu nível de investimento mais baixo, apesar de aprovar ações recentes como o ambicioso imposto nacional sobre bens e serviços, a maior reforma tributária do país.
"Déficits fiscais consideráveis, a elevada dívida líquida do governo e a baixa renda per capita pressionam o perfil de crédito soberano", disse a S&P em comunicado.
A S&P tem adotado uma abordagem mais cautelosa do que a Moody's, tendo mantido a Índia na classificação atual de "BBB-", a menor classificação de investimento, desde 2007.
(Por Rafael Nam e Swati Bhat)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso