S&P mantém classificação da Índia em "BBB-" com perspectiva "estável"

MUMBAI (Reuters) - A Standard & Poor's manteve o rating soberano "BBB-" e a perspectiva "estável" para a Índia nesta sexta-feira, recusando-se a seguir a recente decisão da Moody's de elevar a classificação do país, citando níveis baixos de renda, dívida alta e finanças públicas mais fracas.

A Moody's Investors Services elevou há uma semana a classificação de crédito da Índia para "Baa2" de "Baa3", um degrau acima da classificação atual da S&P, afirmando que o progresso nas reformas econômicas e institucionais vai elevar o potencial de crescimento do país.

Mas, em um comunicado, a S&P disse que está confortável com sua classificação atual, o que deixa a Índia em seu nível de investimento mais baixo, apesar de aprovar ações recentes como o ambicioso imposto nacional sobre bens e serviços, a maior reforma tributária do país.

"Déficits fiscais consideráveis, a elevada dívida líquida do governo e a baixa renda per capita pressionam o perfil de crédito soberano", disse a S&P em comunicado.

A S&P tem adotado uma abordagem mais cautelosa do que a Moody's, tendo mantido a Índia na classificação atual de "BBB-", a menor classificação de investimento, desde 2007.

(Por Rafael Nam e Swati Bhat)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos