Bolsas

Câmbio

Áções de Blue chips da China ampliam perdas com fragilidade no mercado de títulos

Por Andrew Galbraith

XANGAI (Reuters) - Fortes vendas de ações de blue-chips pressionaram para baixo os mercados acionários da China nesta segunda-feira, uma vez que a perspectiva de que o aumento dos custos de empréstimos afete os lucros das empresas assombra os investidores diante da crescente repressão regulatória ao financiamento de risco.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,92 por cento.

As vendas nos mercados acionários da China na semana passada foram provocadas por perdas nos mercados de títulos que levaram os rendimentos dos bônus governamentais a máximas de três anos, e por novas medidas para reduzir os riscos na indústria de gerenciamento de ativos que podem provocar mudanças para bancos e milhões de pequenos investidores.

Mas embora o nervosismo no mercado de títulos parece ter diminuído nesta segunda-feira, os investidores do mercado acionário continuaram a se desfazer de ações de grandes empresas que tiveram fortes ganhos nas últimas semanas.

A fornecedora de internet das coisas BOE Technology, considerada referência de blue-chips, despencou 9,7 por cento com a notícia de que os principais acionistas planejam reduzir suas participações na empresa.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, devolveu os modestos ganhos vistos mais cedo e recuou da máxima de uma década pressionado pela fraqueza na China.

Às 7h10, o MSCI tinha queda de 0,69 por cento, depois de ter avançado mais cedo na sessão acompanhando os ganhos de sexta-feira em Wall Street. Na quinta-feira o índice chegou ao nível mais alto desde 2007 com os mercados acionários recebendo forte suporte neste ano de resultados corporativos.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,24 por cento, a 22.495 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,60 por cento, a 29.686 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,92 por cento, a 3.322 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,30 por cento, a 4.050 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,44 por cento, a 2.507 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,95 por cento, a 10.750 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,17 por cento, a 3.436 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,10 por cento, a 5.988 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos