Bolsas

Câmbio

Índices cedem com mineração e petróleo; Julius Baer é destaque de baixa

SÃO PAULO (Reuters) - Os mercados acionários europeus recuaram nesta segunda-feira em meio às preocupações com a China pesando sobre os papéis das mineradoras e a antecipação da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) abalondo o setor de petróleo, enquanto as financeiras foram puxadas para baixo pelo Julios Baer, que caiu após o inesperado pedido de demissão de seu presidente-executivo.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,43 por cento, a 1.513 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,46 por cento, a 385 pontos.

O STOXX caiu 0,5 por cento, se rendendo após sinais de reversão mais cedo, com a fraqueza de setores cíclicos deixando as ações do setores imobiliário e de serviços públicos como as únicas ganhadoras.

A queda dos preços do petróleo antes da reunião da Opep de quinta-feira também pesou sobre as ações de petróleo e gás, com Tullow Oil e Subsea 7 entre os maiores tombos.

Os papéis das seguradoras devolveram os ganhos anteriores depois que a Allianz fechou acordo para comprar a francesa Euler Hermes.

As ações da maior seguradora alemã foram impulsionadas pelo acordo, mas acabaram fechando em queda de 0,7 por cento depois de acordar a compra das ações da empresa francesa que ainda não possui por cerca de 1,85 bilhão de euros.

"A Allianz parece ter esperado muito tempo para pagar um preço alto por essa fatia", escreveu o analista da KBW, William Hawkins, acrescentando que o acordo apresentava risco insignificante, já que Euler Hermes efetivamente havia sido administrado como subsidiária.

Por outro lado, as ações do banco privado suíço Julius Baer caíram 6,2 por cento após a notícia de que Boris Collardi renunciou ao cargo de presidente-executivo com efeito imediato para assumir um posto no rival Pictet Group em Genebra.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 0,43 por cento, a 1.513 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,35 por cento, a 7.383 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,46 por cento, a 13.000 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,56 por cento, a 5.360 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,07 por cento, a 22.176 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,10 por cento, a 10.063 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,40 por cento, a 5.262 pontos.

(Por Danilo Masoni e Helen Reid)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos