IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marina que é contra polarização política mas ainda avalia candidatura à Presidência em 2018

27/11/2017 16h37

SÃO PAULO (Reuters) - A ex-senadora Marina Silva disse nesta segunda-feira que ainda está refletindo sobre uma possível candidatura à Presidência, mas criticou a atual polarização dos cenários político e eleitoral.

"Em breve estarei colocando como vai ser minha participação nessas eleições", disse Marina, em evento em São Paulo.

"Sempre digo que política é um serviço e quero estar em um lugar que possa servir melhor ao país em um dos momentos mais dramáticos, em que a polarização entre PT, PSDB e PMDB levou o país", acrescentou.

A ex-senadora também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro, que já vem se posicionando publicamente em relação à eleição do ano que vem, considerando-os "o extremo da polarização".

"Um virou cabo eleitoral do outro", disse Marina.

Outro ponto atacado pela ex-senadora foi a condução da reforma da Previdência pelo presidente Michel Temer, embora considere o debate necessário.

"De certa forma ele prejudicou o debate, porque com 3 por cento de aprovação, colocando uma proposta inicial obrigando pessoas a contribuírem 49 anos para fazer jus à aposentadoria integral, ele mais queria enterrar o debate do que fazer uma atualização levando em conta requerimentos necessários como o déficit da Previdência." 

Candidata à Presidência em 2010 e 2014, tendo ficado em terceiro lugar nas duas disputas, Marina disse que seu erro há três foi "acreditar que estávamos em uma eleição republicana em 2014".

(Reportagem de Natália Scalzaretto)