IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras inicia produção no bloco de Libra com Testes de Longa Duração

27/11/2017 09h48

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras iniciou no domingo, juntamente com suas parceiras, a produção no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, informou a estatal em comunicado ao mercado nesta segunda-feira.

Conforme a petroleira, a produção no bloco envolve a entrada em operação do FPSO Pioneiro de Libra, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo, com capacidade para processar diariamente até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado.

A embarcação é de propriedade da joint venture formada por Odebrecht Óleo e Gás (OOG) e Teekay Offshore Partners L.P. (Teekay Offshore), com participação de 50 por cento para cada uma.

A unidade, com aproximadamente 70 trabalhadores embarcados, pode atuar em lâmina d’água de até 2.400 metros de profundidade.

Neste primeiro momento, o FPSO Pioneiro de Libra executará os chamados Testes de Longa Duração, que devem durar um ano e têm por objetivo avaliar o comportamento do reservatório de petróleo.

Depois da conclusão desse primeiro teste, o FPSO Pioneiro de Libra será deslocado para operar os Sistemas de Produção Antecipada em outros poços de Libra, disse a Petrobras.

"Até o momento, foram perfurados 12 poços no bloco de Libra. Por sua magnitude, potencial de produção, boa qualidade do óleo e alto valor comercial, Libra abre uma nova oportunidade de negócios na indústria offshore."

O consórcio de Libra é liderado pela Petrobras, com participação de 40 por cento, em parceria com a Shell (20 por cento), Total (20 por cento), CNPC (10 por cento) e CNOOC Limited (10 por cento).

O consórcio ainda conta com a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA) como gestora do contrato.

(Por José Roberto Gomes)