IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo do Japão mantém perspectiva de que recuperação econômica moderada continua

28/11/2017 09h46

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão manteve a visão moderadamente otimista sobre a economia em novembro, mostrou seu relatório econômico mensal nesta terça-feira, afirmando que permanece em um caminho de recuperação ajudado pelos gastos do consumidor e pelo investimento empresarial.

"A economia do Japão continua a se recuperar moderadamente como tendência", informou o Escritório do Gabinete no relatório, mantendo essa avaliação pelo sexto mês consecutivo.

O relatório é o primeiro desde que o governo anunciou neste mês que a economia cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo entre julho e setembro --sua expansão mais longa em 16 anos-- embora o consumo privado tenha sofrido uma queda incomum.

Mas o governo disse no relatório desta terça-feira que o consumo privado estava "acelerando moderadamente", classificação inalterada ante o mês passado, com o índice de confiança do consumidor rondando as máximas de quatro anos.

O governo manteve sua avaliação de que os gastos de capital estavam se "elevando", sustentados pelas encomendas de maquinário e por um aumento nos gastos em construção.

O relatório também manteve a perspectiva de que as exportações e a produção industrial estavam "acelerando" e devem continuar a se expandir devido à sólida demanda no exterior.

(Por Chris Gallagher)