IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estatais chinesas miram novos mercados com alta em exportações de diesel em 2017

29/11/2017 10h03

SINGAPURA (Reuters) - Companhias estatais chinesas estão embarcando diesel para novos compradores no Oriente Médio e América Latina, em um momento em que as exportações do combustível caminham para um recorde, e refinarias independentes podem ajudar a elevar as vendas externas ainda mais no próximo ano, disseram diversas fontes.

Ao menos uma das refinarias independentes está buscando investir em armazenamento de combustível no sul da Malásia e outros estão montando escritórios em Singapura, antecipando que Pequim irá afrouxar sua política de exportação para as companhias independentes, disseram as fontes envolvidas no embarque do diesel a partir da China.

O segundo maior consumidor de petróleo do mundo exportou 13,2 milhões de toneladas de diesel de janeiro a outubro, quase 9 por cento acima do mesmo período do ano passado, segundo dados alfandegários. As exportações mensais alcançaram máxima recorde em março, e as exportações para 2017 estão encaminhadas para o maior volume anual já registrado.

Se Pequim retirar a suspensão sobre a exportação de combustível refinado por refinarias chinesas independentes, as exportações de diesel poderiam alcançar um novo recorde no próximo ano, disseram as fontes.

"(O Ministério do Comércio da China) pode garantir mais cotas de exportação do produto para 2018 e incluir refinarias independentes, (embora) os volumes não deverão ser significativamente maiores do que as 44 milhões de toneladas emitidas nesta ano", disse o analista da Energy Aspects baseado em Singapura, Nevyn Nah.

(Por Jessica Jaganathan)