Bolsas

Câmbio

Governo programa leilão de energia A-4 para 4 de abril de 2018

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia programou um leilão de energia A-4, para entrega de eletricidade em 2022, em 4 de abril de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O governo prevê negociar energia de empreendimentos hidrelétricos na modalidade por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos; e de projetos de fontes de biomassa, eólica e solar fotovoltaica, na modalidade por disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos.

Para o certame, o edital deverá prever que não poderão participar os empreendimentos de geração que entrarem em operação comercial até a data de sua publicação.

O leilão ocorrerá quatro meses depois da realização de vários leilões programados para dezembro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará em 18 e 20 de dezembro leilões de energia A-4 e A-6, para contratar novas usinas de geração que precisam entrar em operação a partir de 2021 e 2023, respectivamente.

O leilão A-4 vai contratar eólicas, usinas solares e térmicas à biomassa, além de hidrelétricas. Já o leilão A-6 envolverá usinas hídricas, eólicas e térmicas a gás, biomassa e carvão.

Ainda no dia 22 de dezembro, a Aneel deverá realizar leilões de energia A-1 e A-2, nos quais as distribuidoras de energia poderão fechar contratos de compra junto a empreendimentos de geração existentes para atender à demanda de seus clientes nos próximos anos.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos