IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB do 3º tri "pode parecer baixo", mas mostra força entre setores, diz Meirelles

01/12/2017 12h21

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o avanço de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre "pode parecer baixo, mas é forte se analisado por setores".

Em sua conta no Twitter, o ministro destacou que sem a agricultura, que caiu por razões sazonais, o crescimento foi de 1,1%. "O avanço acumulado no ano até setembro é de 0,6%, número que já supera a previsão inicial dos economistas para 2017. Isto mostra que o Brasil segue uma trajetória de crescimento", acrescentou ele.

Na pesquisa Focus mais recente, feita pelo Banco Central junto a uma centena de economistas todas as semanas, a previsão para o avanço do PIB neste ano é de 0,73 por cento, subindo a 2,58 por cento em 2018.

Meirelles afirmou ainda que o avanço de 1,6% do investimento no terceiro trimestre, o primeiro dado positivo após 15 trimestres seguidos de queda, "mostra otimismo em relação ao futuro".

Os investimentos mostraram o melhor desempenho em quatro anos no trimestre passado, indicação de que a retomada da atividade pode ter ganhado fôlego depois do mais longo período de recessão enfrentado pelo país.

Na comparação com igual período do ano passado, o PIB cresceu 1,4%.

'Crescimento de 1%'

Também no Twitter, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que o carregamento estatístico estaria em 1%, sinalizando "que o crescimento deste ano poderá ser de 1%".

Oliveira também apontou que, pela primeira vez após quatro anos, os dois principais componentes da demanda --consumo das famílias e investimento-- registram crescimento positivo no mesmo trimestre.

Na visão do ministro do Planejamento, o desempenho do PIB no terceiro trimestre "só não veio melhor porque as importações registraram forte crescimento, o que não deixa de ser boa notícia, pois confirma que a economia doméstica está mais aquecida e é mais um sinal de retomada".

Oliveira salientou ainda a importância de reformas, em especial a da Previdência, para tornar o crescimento da economia sustentável.

(Por Marcela Ayres)