Bolsas

Câmbio

Futuros do aço e do minério de ferro disparam na China com cortes de produção

XANGAI (Reuters) - Os futuros do minério de ferro e do aço na China saltaram para máximas em três meses nesta segunda-feira, uma vez que os cortes de produção ordenados por Pequim têm gerado uma oferta apertada de alguns produtos.

A alta foi puxada pelo aço, que segue uma ordem no maior produtor mundial de reduzir a produção em 28 cidades para conter a poluição durante o período mais frio do ano.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na Bolsa de Xangai atingiu uma máxima de 4.104 iuanes (620,50 dólares) por tonelada, maior nível desde 6 de setembro. O vencimento fechou em alta de 2 por cento, a 4.056 iuanes por tonelada.

"O corte de produção causou apertos na oferta de alguns produtos do vergalhão, enquanto a demanda não foi muito afetada", disse um analista em Xangai.

O minério de ferro na Bolsa de Dalian seguiu o desempenho do aço, subindo mais de 6 por cento, para alcançar 555 iuanes por tonelada, maior patamar desde 13 de setembro. O contrato encerrou em alta de 4,8 por cento, a 548 iuanes por tonelada, no maior ganho intradiário em quatro meses.

(Por Ruby Lian e Josephine Mason)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos