Bolsas

Câmbio

Maia espera ter ideia de apoio de deputados à reforma da Previdência até 5ª

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na noite de domingo esperar ter uma ideia até a próxima quinta-feira de quantos votos favoráveis à reforma da Previdência existem na Casa.

Maia se reuniu na noite de domingo com o presidente Michel Temer, líderes e presidentes de partidos da base aliada e ministros e afirmou que as lideranças das siglas que dão sustentação a Temer manifestaram apoio à reforma.

"Fizemos uma reunião com os partidos da base. Todos se manifestaram e acho que a gente sai da reunião de hoje com uma expectativa muito grande de conseguir reunir os votos desses partidos, que somam mais de 320 votos. Acho que a gente passa, de forma organizada, a ter condições de trabalhar a votação da reforma da Previdência", disse Maia a jornalistas após o encontro.

"O compromisso de todos os partidos de trabalhar em suas bancadas, alguns fechando questão, outros mais no convencimento, mas com a certeza que todos os partidos vão trabalhar de hoje até quarta ou quinta-feira para que a gente possa, na quarta à noite ou na quinta de manhã, ter uma análise melhor de quantos votos a gente tem."

Maia, que na semana passada havia afirmado que o apoio à reforma ainda estava "muito longe" dos 308 votos necessários para ser aprovada na Câmara, adotou um tom mais otimista após a reunião da noite de domingo e voltou a falar em aprovar a proposta na Casa ainda em 2017.

"Há um compromisso dos presidentes de partidos, dos líderes, com a reforma, ficou claro isso hoje. Vamos trabalhar. Eu espero que a gente consiga votar a reforma ainda este ano", disse.

Para que a reforma seja aprovada na Câmara e avance para o Senado, são necessários os votos de 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação no plenário da Casa.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos