Indonésia planeja adquirir fatia da Rio Tinto em mina da Freeport
JACARTA (Reuters) - A Indonésia planeja adquirir a fatia de 40 por cento da Rio Tinto,, na gigante mina de cobre de Grasberg, operada pela unidade local da Freeport-McMoRan, disse o ministro de Minas do país.
Pelos termos de uma joint venture formada em 1996, a Rio Tinto tem 40 por cento no contrato da Freeport para operar a Grasberg, o que lhe confere 40 por cento da produção acima de níveis específicos até 2021 e 40 por cento de toda a produção após 2022.
Conforme um acordo anunciado em agosto, a Freeport, com sede em Phoenix, no Estado de Arizona, disse que iria repassar a sua fatia de 51 por cento da PT Freeport Indonesia para o governo do país asiático, para atender regras locais.
A Indonésia planeja, em 2018, completar a aquisição da participação da Rio Tinto na mina, como parte da compra dos 51 por cento da Freeport Indonesia pelo Ministério de Empresas Estatais e outras unidades governamentais, disse nesta terça-feira o ministro de Energia e Mineração, Ignasius Jonan.
"Para alcançarmos os 51 por cento, há os 40 por cento da Rio Tinto que serão adquiridos pelo Ministério de Empresas Estatais, junto com as empresas regionais e as tribos (Papuan) ligadas às operações de PT Freeport Indonesia", disse Jonan.
(Por Wilda Asmarini; reportagem adicional de Cindy Silviana, em Jacarta, e Jim Regan, em Sydney)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.