IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialista do BC da China alerta bancos centrais contra juros baixos por tempo demais

06/12/2017 07h12

XANGAI (Reuters) - Um pesquisador sênior da China alertou bancos centrais adotarem políticas monetárias que não encorajem os mercados a esperar taxas de juros baixas por tempo indefinido que encoraje tomada de risco excessiva por bancos, noticiou nesta quarta-feira o Securities Times.

O jornal informou que Sun Guofeng, diretor-geral do instituto de pesquisa do Banco do Povo da China, disse que se os bancos centrais mantiverem as taxas de juros baixas por períodos muitos longos os bancos, que têm uma tendência natural a tomar riscos, vão assumir alavancagem excessiva.

Sun, que fez as declarações em uma conferência financeira em Pequim, afirmou que juros ultrabaixos são a principal causa de bolhas de ativos e que é por isso que a China está estabelecendo uma estrutura dupla de política monetária e avaliação macroprudencial para lidar com os ciclos no sistema financeiro, segundo o jornal.

Sun destacou que a decisão do Federal Reserve, banco central norte-americano, de reduzir seu balanço patrimonial tem o objetivo de elevar os juros de longo prazo para impedir outra crise financeira, informou o jornal.

(Reportagem de Samuel Shen e John Ruwitch)