IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer acerta com líderes votação da Previdência dia 18 de dezembro

Ricardo Brito

07/12/2017 20h37

O presidente Michel Temer acertou, em reunião com lideranças da Câmara na tarde desta quinta-feira (7), somente colocar em votação a nova versão da reforma da Previdência na semana entre os dias 18 e 22 de dezembro, a última de atividade legislativa do Congresso.

O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que "ficou acordado que o dia para podermos apreciar a PEC da reforma da Previdência seria no próximo dia 18". Segundo uma fonte palaciana, a intenção é buscar a votação do segundo turno, logo em seguida, com a aprovação de um pedido para quebrar os prazos regimentais.

A avaliação foi que, com mais uma semana de trabalho para convencer deputados da base, será possível garantir uma margem de segurança para aprovar o texto.

No meio da tarde, o presidente recebeu no Palácio do Planalto a visita do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e dos líderes do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), do PP, Arthur Lira (AL), do DEM, Efraim Filho (PB), do PRB, Cleber Verde (MA), e um dos vice-líderes do governo na Casa, Beto Mansur (PRB-SP).

No encontro, segundo a fonte, foi feita a apresentação de uma contabilidade dos apoios do governo à reforma. Os cálculos apontam que o governo teria 280 votos certos a favor da proposta, menos do que os 308 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição. O trabalho dos governistas será o de conquistar o voto de ao menos 30 a 40 deputados que estariam propensos a apoiar a reforma.

Com mais uma semana para buscar novos apoios, o governo pretende intensificar as articulações com os partidos da base. Uma das ideias em estudo é até mesmo acenar com o retorno aos cargos no Executivo de apadrinhados de deputados que tenham votado contra Temer nas duas denúncias, desde que votem a favor da Previdência. Essa sugestão foi feita por Rodrigo Maia na véspera, em jantar promovido por Temer com dirigentes partidários no Palácio da Alvorada.

"Quem voltar ao governo, poderá contar com as benesses de ser governo", disse a fonte.

O Palácio do Planalto espera conquistar votos em partidos da base que não devem fechar questão. As principais preocupações estão, no momento, no PSD e no PR, dois partidos que têm resistido a apoiar a proposta.

Temer pede apoio da população para aprovar reforma da Previdência

UOL Notícias