Mercados da China avançam com dados robustos da balança comercial

SYDNEY/XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China avançaram nesta sexta-feira, com dados da balança comercial chinesa melhores do que o esperado sustentando a confiança do mercado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,82 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,55 por cento.

As exportações e importações da China aceleraram inesperadamente no mês passado, sinal encorajador para a segunda maior economia do mundo, embora analistas esperem que o crescimento desacelere em meio à ação do governo sobre riscos financeiros e fábricas poluidoras.

O subíndice do setor financeiro subiu 0,61 por cento, o de bens de consumo teve alta de 2,28 por cento, o de saúde avançou 0,88 por cento, enquanto o índice do setor imobiliário caiu 0,17 por cento.

O restante dos mercados da Ásia avançou pela segunda sessão seguida nesta sexta-feira, com as notícias econômicas da China e do Japão superando todas as expectativas.

O índice Nikkei do Japão avançou 1,39 por cento com o enfraquecimento do iene, após o salto de 1,45 por cento na quinta-feira. O índice ficou perto do nível em que iniciou a semana.

Dados revisados mostraram que a economia do Japão cresceu duas vezes mais rápido do que originalmente estimado no terceiro trimestre graças a grandes ganhos nas despesas de capital.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,82 por cento às 7:35 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,39 por cento, a 22.811 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,19 por cento, a 28.639 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,55 por cento, a 3.290 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,82 por cento, a 4.003 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,08 por cento, a 2.464 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,41 por cento, a 10.398 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,08 por cento, a 3.424 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,28 por cento, a 5.994 pontos.

(Por Wayne Cole, Luoyan Liu e John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos