Bolsas

Câmbio

Exportação de café verde cai 13% em novembro; Cecafé vê retomada em 2018

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de café verde do Brasil, maior player global do setor, caíram 13 por cento em novembro na comparação anual, informou o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) nesta terça-feira, com o segmento vislumbrando um ritmo mais forte nas vendas apenas em meados de 2018.

De acordo com o Cecafé, o país vendeu 2,567 milhões de sacas de café verde ao exterior no mês passado, ante 2,952 milhões de sacas um ano antes.

A exportação em novembro foi distribuída em 2,537 milhões de sacas de arábica (queda de 13,2 por cento) e 29,826 mil sacas de robusta (alta de 5,1 por cento).

"O mercado de exportação de café segue dentro do previsto. Os embarques apresentaram números dentro do esperado e devem finalizar o ano com 30/31 milhões de sacas", reafirmou, em nota, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

Tal desempenho, contudo, está em linha apenas com as novas projeções do Cecafé.

Inicialmente, o conselho esperava vendas de aproximadamente 32 milhões de sacas em 2017. No fim de novembro, Carvalhaes disse à Reuters que as exportações devem fechar o ano 5 por cento abaixo do inicialmente esperado.

"O primeiro semestre de 2018 não deve apresentar surpresas, com a performance da exportação brasileira seguindo tranquila. Já no meio do ano, com a entrada da nova safra, deve haver retomada do ritmo de mais ofertas e mais fluxo nesse mercado", acrescentou Carvalhaes.

OUTROS TIPOS

As exportações de café solúvel caíram 32,7 por cento em novembro, para 216,37 mil sacas, e as de torrado & moído cederam 33,5 por cento, para 1,949 mil sacas.

Com isso as exportações totais de café em novembro recuaram 15 por cento, para 2,785 milhões de sacas, com receita cambial de 460,613 milhões de dólares (queda de 21,2 por cento).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos