Bolsas

Câmbio

BC britânico diz que risco de Brexit desordenado diminuiu com progresso nas negociações

Por David Milliken e William Schomberg

LONDRES (Reuters) - O avanço da semana passada nas negociações do Brexit reduziu o risco de o Reino Unido deixar a União Europeia de forma desordenada e pode aumentar a confiança econômica, disse o banco central britânico nesta quinta-feira, depois de deixar inalterada a taxa de juros.

As autoridades do Banco da Inglaterra votaram de forma unânime para manter a taxa de juros em 0,5 por cento conforme esperado, um mês depois de elevá-la pela primeira vez em mais de uma década.

Dados econômicos domésticos sugeriram que a economia pode estar desacelerando ligeiramente no final do ano, mas o orçamento anual em novembro do ministro das Finanças, Philip Hammond, deve impulsionar modestamente o crescimento nos próximos anos e as negociações do Brexit parecem avançar, disse o Banco da Inglaterra.

A primeira-ministra, Theresa May, garantiu um acordo com a Comissão Europeia na semana passada de que o Reino Unido já fez progresso suficiente em negociações preliminares para avançar na negociação de um acordo de transição e em um acordo comercial de longo prazo.

"Isso vai reduzir a probabilidade de uma saída desordenada e provavelmente dará apoio à confiança das famílias e das empresas", disse o Banco da Inglaterra, acrescentando que vai considerar o progresso do Brexit mais de perto quando atualizar suas previsões em fevereiro.

O banco central britânico manteve sua visão do mês passado de que a taxa de juros deve subir gradualmente.

"O comitê manteve a visão de que, se a economia seguir a trajetória esperada no Relatório de Inflação de novembro, outros aumentos modestos na taxa de juros do banco serão justificados ao longo dos próximos anos", disse o Banco da Inglaterra.

(Por David Milliken e William Schomberg)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos