Bolsas

Câmbio

Brent opera estável; aumento na produção dos EUA limita ganhos

CINGAPURA (Reuters) - Os preços do petróleo Brent operavam praticamente estáveis nesta quinta-feira, em meio à quarta queda semanal consecutiva nos estoques de petróleo dos Estados Unidos, enquanto o aumento da produção norte-americana limita as cotações bem abaixo das máximas desde 2015 atingidas mais cedo nesta semana.

O petróleo Brent operava estável, a 62,44 dólares por barril, às 9:27 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,07 dólar, ou 0,12 por cento, a 56,53 dólares por barril

As reservas de petróleo dos EUA caíram em 5,1 milhões de barris na semana encerrada no dia 8 de dezembro, a quarta semana consecutiva de queda, para 442,99 milhões de barris, a mínima desde outubro de 2015.

Mas apesar do avanço dos preços, o Brent estava bem abaixo dos 65,83 dólares por barril, a máxima desde junho de 2015 atingida mais cedo nesta semana. Ele alcançou esse nível depois que o gasoduto de Forties --que carrega quantidades significativas de petróleo do Mar do Norte e que é usado para sustentar os contratos futuros do petróleo Brent-- foi fechado devido a rachaduras.

Outro limitador dos preços é o aumentado da produção de petróleo dos EUA, que cresceu 16 por cento desde meados de 2016 para 9,78 milhões de barris por dia, a máxima desde o início da década de 1970 e perto dos níveis dos principais produtores da Rússia e Arábia Saudita.

(Por Henning Gloystein)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos