IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Suíça vai apoiar construção de ferrovia transcontinental na América do Sul

14/12/2017 17h22

Por Brian Homewood

BERNA (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que um ambicioso projeto para construção de uma ferrovia costa a costa na América do Sul se tornou um pouco mais concreto depois que assinou um acordo de cooperação com a Suíça nesta quinta-feira.

O empreendimento, que deverá custar pelo menos 10 bilhões de dólares, implicará a construção de uma linha férrea de 3.750 quilômetros desde o porto de Santos até Ilo, no Peru, atravessando a cordilheira dos Andes e ligando os oceanos Atlântico e Pacífico.

O governo suíço disse que fornecerá conhecimentos técnicos para o projeto sob a declaração de intenções assinada pelos dois países em Berna, capital suíça.

Morales disse que empresas alemãs também estavam interessadas na ferrovia, projeto que poderá acelerar a exportação de milho e soja para a Ásia. Os governos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Peru também apoiam o projeto, afirmou o líder boliviano.

Um projeto semelhante, liderado pelos chineses para construir uma via do Brasil até o Peru, sem passar pela Bolívia, encontrou barreiras no final do ano passado devido a preocupações com o custos financeiros e ambientais.

"Este (mais recente) projeto reduz a distância, é mais barato e quase sem problemas ambientais", afirmou Morales à jornalistas. "Queremos avançar rapidamente com este projeto."

(Por Brian Homewood)