Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Incerteza na Catalunha pressiona economia, diz BC da Espanha

15/12/2017 10h20

MADRI (Reuters) - A incerteza política na Catalunha limita as expectativas de crescimento da economia da Espanha, disse o banco central do país nesta sexta-feira, já que os eleitores da região se preparam para uma eleição na qual os partidos a favor da independência têm chance de ganhar.

A economia deve crescer 2,4 por cento no próximo ano e 2,1 por cento em 2019, projetou o banco central nesta sexta-feira, contra estimativas anteriores de 2,5 por cento e 2,2 por cento, respectivamente.

As autoridades centrais governam a região de Madri desde o final de outubro, quando seu Parlamento declarou a independência unilateralmente após um referendo ilegal.

O cenário político catalão tornou-se um fator adicional nas projeções econômicas para os próximos anos, disse o Banco da Espanha, acrescentando que qualquer efeito negativo era parcialmente compensado pela melhora das expectativas de crescimento nos mercados externos, especialmente dentro da zona do euro.

Ele também disse que seu cenário central era de que "o nível de incerteza registrado nos últimos meses diminuirá durante a primeira metade de 2018."

O banco central também espera que a alta taxa de criação de empregos na Espanha nos últimos anos se enfraqueça à medida que a economia desacelera, embora a taxa de desemprego ainda deva cair a 11 por cento até o final de 2020, ante 16,4 por cento no terceiro trimestre.

A inflação deve ser de 2 por cento neste ano, mas depois deve ficar abaixo da meta do Banco Central Europeu de pouco menos de 2 por cento até 2020, informou.

(Por Paul Day)