IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras muda estatuto em preparação para listagem no Nível 2 da B3

15/12/2017 21h19

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta sexta-feira que uma assembleia de acionistas aprovou mudanças no estatuto, dentro da preparação da companhia para se listar no Nível 2 de Governança Corporativa da B3.

"A Petrobras encaminhará à B3 um pedido formal de adesão e, se aprovado, celebrará, em conjunto com a União, como acionista controladora, o contrato de participação no Nível 2", afirmou a estatal em comunicado.

As mudanças no estatuto incluem ampliação de atribuições do comitê de acionistas minoritários, podendo analisar direito a voto. Outra mudança proposta é a garantia de 100 por cento de tag along para ações preferenciais, nas mesmas condições concedidas às ações ordinárias.

Na prática, na hipótese de a empresa ser vendida, o comprador teria que pagar aos preferencialistas o mesmo valor pago às ações do bloco de controle.

A outra mudança no estatuto é a previsão do uso de arbitragem para resolver disputas societários, "salvo nas hipóteses que envolvam o interesse público da Petrobras e direitos indisponíveis".

 

(Por Aluísio Alves)