IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plano de negócios da Petrobras será revisado na próxima semana, diz CEO

15/12/2017 10h51

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras divulgará na próxima semana uma revisão do plano de negócios plurianual da empresa, afirmou nesta sexta-feira o presidente da petroleira estatal, Pedro Parente.

"Será quarta ou quinta-feira", disse ele a jornalistas antes da cerimônia de início da negociação de ações da BR Distribuidora, realizada na sede da bolsa B3, em São Paulo.

O atual plano de negócios 2017-2021 prevê investimentos de 74,1 bilhões de dólares, em torno de 25 por cento abaixo do estimado no programa anterior, com a maior parte dos aportes sendo direcionada à área de exploração e produção.

BR DISTRIBUIDORA

Durante seu discurso na cerimônia de oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da BR Distribuidora, Parente comentou que a mais nova companhia listada em bolsa "provavelmente tem a melhor governança" entre as empresas do chamado Novo Mercado.

"Com esse IPO, a relação entre Petrobras e BR muda de patamar para atingir os melhores resultados... A distribuidora passa a ter autonomia de gestão", comentou Parente.

A Petrobras levantou cerca de 5 bilhões de reais com o IPO de sua subsidiária de distribuição de combustíveis. Com isso, a empresa vendeu cerca de 30 por cento da distribuidora no processo.

O IPO da BR é parte fundamental do plano bilionário de venda de ativos da Petrobras para ajudar a reduzir o endividamento da empresa, o maior de uma petroleira no mundo.

Às 10:47, as ações da BR eram negociadas a 15,45 reais, alta de 3 por cento em relação à precificação do IPO, de 15 reais, que saiu no piso da faixa indicativa.

(Por José Roberto Gomes)